As melhores métricas para ações de marketing da sua empresa

A moderna teoria da administração recomenda métricas eficazes para medir as ações de marketing. Nas grandes corporações, estas métricas são: pesquisas quantitativas e qualitativas, testes de recall, testes de correlação, acessos ao site, interesse da mídia, volume de vendas, entre outros.

Nas pequenas empresas, com escassez crônica de recursos, o importante é criar uma métrica barata e de fácil implementação. E é neste aspecto que a variação do volume de vendas é o indicador mais poderoso para medir os resultados de marketing.

Se as ações de marketing são concebidas para aproximar produtores e consumidores, é na análise do desempenho das vendas que poderemos testar sua eficácia.

Números de acessos ao site ou ao ponto de venda, no caso do varejo, também devem ser usados como elementos coadjuvantes de medição.

Os especialistas da área costumam usar a expressão popular “o projeto virou” para indicar o sucesso de um conjunto de ações de marketing.

É por isto que, sem medo de errar, reafirmo que o sucesso de um empreendimento depende, em grande medida, do acerto da escolha das ações de marketing a serem empreendidas.