Conheça 10 serviços de consultoria de marketing digital

Toda empresa têm por iniciativa de existência um planejamento inicial e estratégico para vender um produto ou serviço para um público específico. A WEB 2.0 há muitos anos trouxe uma revolução nas transações comerciais pela internet, este movimento no Brasil vem ganhando ano-a-ano uma força gigante e a adesão de empresas que estão no varejo físico há décadas. Empresas que praticam vendas sem um planejamento de marketing adequado, sem pesquisas, a maioria na base dos “achismos” de seus principais funcionários de vendas.

Ao chegar ao varejo online este “amadorismo” pode custar muito dinheiro, uma vez que o cliente somente entrará na sua página através de uma campanha baseada no marketing digital e se esta campanha não for bem gerenciada o custo poderá ser muito alto.

Abriu-se assim um nicho de mercado fortíssimo para estudiosos de Marketing especializados em estratégias e ferramentas digitais. O Consultor de Marketing Digital executará um estudo sobre as possibilidades de crescimento de resultados, criação de autoridade sobre o mercado deste cliente, estratégias de posicionamento, as melhores práticas e ferramentas de gestão para que a equipe desta empresa possa sem a presença do consultor caminhar sozinha no aumento dos resultados com custos cada vez mais baixos através de conteúdo e otimizações relevantes para o publico alvo desta empresa.

Quais serão os serviços que poderão ser prestados por um Consultor de Marketing Digital?

Vamos dividir 10 serviços de Planejamento Estratégico em duas etapas:

1. Planejamento

1.1. #1 - Planejamento web (envolve sites, hotsites, plataformas, mobile, entre outros.)

A primeira analise realizada para o planejamento, após conhecer a estrutura de mercado da empresa, será sobre o site que está no ar desta empresa, toda sua árvore mercadológica, funil de conversão, estrutura de códigos produtos e serviços e palavras-chave do negócio.

1.2. #2 - Planejamento para e-commerce e social commerce

Na sequência do planejamento o consultor irá traçar uma linha de desenvolvimento de comunicação para o e-commerce e as redes sociais da empresa;

1.3. #3 - Planejamento de Mídia Digital e Mídias Sociais

Logo o Consultor conseguirá enxergar quais os melhores meios de comunicação para estes produtos ou serviços desta empresa e realizará uma listagem de parceiros a serem prospectados para este fim;

1.4. #4 - Planejamento de Comunicação Digital

A linha de comunicação mais adequada será colocada no papel para ser desenvolvido, seja por um parceiro, seja por um funcionário da empresa. No caso de um funcionário da empresa, o ideal que esta pessoa fique dedicada para a geração deste conteúdo, para que ele tenha tempo de realiza-lo com qualidade;

2. Estratégia

 2.1. #5 - Estratégias de Marketing de Busca e Otimização (SEO, SEM, etc.).

As melhores estratégias baseadas nas definições do planejamento serão indicadas para o posicionamento dos produtos ou serviços da empresa para que apareçam nas primeiras posições dos maiores buscadores no Brasil;

2.2. #6 - Estratégia de Monitoramento em Mídias Sociais

Mesmo sem o uso de ferramentas pagas é possível criar uma estratégia eficaz de monitoramento das redes sociais, o consultor irá indicar as melhores formas de acordo com as possibilidades da empresa;

2.3. #7 - Estratégia de Conteúdo

Uma descrição rica dos produtos nem sempre consegue gerar visitas orgânicas suficientes para sustentar o negócio pela alta concorrência das principais palavras-chaves, ter um blog acoplado ao site com um conteúdo baseado na cauda longa destas palavras-chaves pode ser muito mais eficaz para a conversão de um público disputadíssimo na rede;

2.4. #8 - Estratégia de Mensuração e Gestão de Métricas de Resultado

Estipular metas e prazos para elas é fundamental para poder ter uma estratégia bem definida de mensuração dos resultados alcançados, assim a otimização destas principais métricas será realizado com qualidade e sabendo-se aonde se quer chegar;

2.5. #9 - Estratégia de Marketing Viral

Esta nona etapa exigirá maior criatividade e total conhecimento do seu publico para conseguir gerar uma ideia que se torne sensação dentro desta comunidade e que seja compartilhada como um rastro de pólvora aceso.

2.6. #10 - Estratégia de Marketing Interativo

Aplicativos diversos como jogos, facilidades em serviços, concursos, sorteios. Estes são alguns tipos de interatividade que podem, de acordo com o perfil de negócio de cada empresa, serem indicados e desenvolvidos através das analises e estudos de um Consultor de marketing Digital.

O certo é que estes serviços listados acima poderão ser realizados em sequência como colocado, mas também de forma individual de acordo com a necessidade de cada projeto para cada empresa.

O consultor de Marketing Digital saberá indicar, de acordo com a analise inicial, qual ou quais serviços a empresa necessitará.

Não deixe de buscar o auxilio de um profissional especializado para capacitar seus recursos e resultados na web, com certeza o custo benefício será muito melhor do que continuar se arriscando em “achismos” sem fundamento.